parvo
Parvovirose
outubro 1, 2016
Anestesia Inalatória – o que é ?
julho 4, 2018
Vacinação

caes_e_gatos
A vacinação é uma forma segura de proteger o seu animal. No dia a dia eles estão expostos a muitas doenças que podem oferecer um risco a sua saúde.

Os filhotes merecem uma atenção especial, uma vez que o seu sistema imunológico ainda não está totalmente formado, isso quer dizer que seu organismo não consegue se defender de possíveis patógenos eficientemente.

Os animais adultos também devem ser vacinados anualmente para garantir que estejam sempre protegidos.

Existem vários tipos de vacinas no mercado, as mais seguras são as vacinas importadas uma vez que as vacinas nacionais não imunizam os animais como deveriam.

Antes de cada vacinação o veterinário faz um exame físico e anamnese (perguntas feitas ao proprietário sobre o animal), pois se o mesmo estiver com febre, vomito diarréia ou outras alterações o melhor é não vacinar o animal naquele momento. Devemos ressaltar que fatores como raça, por exemplo, influenciam no tipo de vacina a ser usada a fim de garantir uma maior segurança para o animal.
O protocolo vacinal deve começar a partir dos 45 dias. São feitas três doses com intervalo de vinte e um a trinta dias entre cada vacina. As doses devem ser repetidas anualmente em dose única.

Para os cães existem vacinas conhecidas como V8, V10 e V11 que oferecem imunidade contra diversas doenças extremamente nocivas como Leptospirose, Parvovirose, Cinomose, Parainfluenza, Hepatite infecciosa, Coronavirose, Adenovírus. Uma dúvida frequente entre os proprietários é em relação à diferença entre a V8 e a V10 e V11, a diferença é que tanto a V10 como a V11 oferecem uma proteção maior contra a leptospirose. Em alguns casos deve-se fazer reforço com a vacina contra a leptospirose. Já a vacina contra a raiva é feita aos quatro meses nos cães e também nos gatos.

Também existe uma vacina contra giárdia, que apresenta uma importância significativa uma vez que é uma zoonose. E a vacina contra tosse dos canis. Em ambos os casos são feitas três doses iniciais com intervalo de 21 a 30 dias e depois reforço anual.

No caso dos gatos existem a V3 V4 e a V5 que oferecem proteção contra Rinotraqueíte, Panleucopenia, Calicivirose. A V4 abrange também a Clamidiose, e a V5 Leucemia viral felina.
Lembre-se sempre que vacinar é uma maneira inteligente de demonstrar amor pelo seu animal. Procure um médico veterinário.