/ Cachorro / Cinomose é coisa séria !
Imprimir Notícia

Tamanho da letra

06/08/2015 às 23:27 por Cachorro
Cinomose é coisa séria !
créditos: Dr. Verônica de Freitas Bacurau; Médica Veterinária


  

A cinomose é uma enfermidade rotineira na clínica médica de pequenos animais. Acomete animais de todas as idades, porém tem alta prevalência em animais jovens que não foram vacinados.


É causada por um vírus e considerada uma doença multissistêmica, pois acomete vários sistemas como o respiratório, gastrointestinal e neurológico (sistema nervoso central).


Para ser contaminado o animal deve ter contato direto com um animal infectado, as secreções nasais e orais comuns na cinomose são uma fonte de transmissão importante. Outra forma de transmissão é através de objetos contaminados pelo portador da doença, ou seja, é altamente contagiosa para outros cães

Os sintomas variam de acordo com a fase da doença e incluem descarga nasal e oral mucopurulentas, pneumonia, tosse, freqüência respiratória alterada, vomito, falta de apetite, diarréia, convulsões, mioclonias (movimentos rítmicos e repetitivos), desorientação, incoordenação motora, tremores e até mesmo paralisia. Podem ocorrer também lesões cutâneas e oftálmicas.

Por ser uma doença viral o tratamento da cinomose é baseado em terapia de suporte e antibioticoterapia para controle de infecções secundárias isso porque não existe um anti viral eficaz.

Quando existe a suspeita com relação a cinomose existem exames específicos para confirmação do diagnostico.

Por apresentar uma taxa de mortalidade muito alta a melhor maneira de proteger seu animal é com a vacinação sempre levando em conta a qualidade da vacina.

 Ao aparecer qualquer alteração em seu animal procure um profissional especializado. Procure sempre um médico veterinário.




Espalhe por aí


Comentários
Deixe seu comentário

Rua Elias Yazbek, 962 - Embu das Artes - Prox. Rodoviária - Atendimento 24hs 


(11) 4704 5697 | (11) 4704 6574 |
centroveterinarioartevet@gmail.com