caes
Castração
outubro 1, 2016
Boca saudável

tartaro_cachorro
Para se considerar um animal saudável temos que avalia-lo como um todo. A cavidade oral está inserida neste contexto, pois saúde bucal está diretamente relacionada à qualidade de vida.

A odontologia é uma especialidade dentro da medicina veterinária que vem se destacando e se desenvolvendo a cada dia por conta de sua extrema importância.

Muitas vezes o proprietário só percebe que está ocorrendo algum problema quando o animal não se alimenta, ou mesmo quando o mau cheiro oral (halitose) começa a incomoda-lo.

Afecções importantes podem ocorrer, e algumas dessas condições levam o animal a uma dor intensa que passa a ser crônica quando não é instituído o tratamento adequado. Além disso, problemas na cavidade oral podem estar sinalizando doença sistêmica como, por exemplo, estomatite associada a uma doença renal.

O acúmulo de placa bacteriana nos dentes com o tempo leva a formação de cálculos chamados de tártaro (placas bacterianas mineralizadas), levando a gengivite, periodontite e até mesmo problemas mais graves como endocardite, fibrose pulmonar e meningite. Isso ocorre quando as bactérias presentes na infecção bucal vão para a corrente sanguínea.

O procedimento de retirada de tártaro (placa e cálculo) é chamado de tartarectomia. Antes de ser feito, o animal deve ser avaliado estabelecendo-se assim o grau de comprometimento dentário e estado geral.
A Arte Vet realiza tartarectomia semanalmente com segurança e qualidade, marque uma avaliação e garanta saúde e bem estar para o seu animal.