tartaro_cachorro
Boca saudável
outubro 1, 2016
arte_vet1
Cinomose
outubro 1, 2016
Castração

caes
Existem vários mitos relacionados à castração gerando insegurança em alguns proprietários. O fator causador dessa insegurança muitas vezes é a falta de informação.

Na fêmea é feita a extração do útero, ovário, cérvix e trompas. Essa cirurgia é conhecida como ováriosalpingohisterectomia (OSH). Já nos machos é feita a retirada dos testículos cirurgia conhecida como orquiectomia.
Ou seja, a castração gera impossibilidade reprodutiva.

Devemos esclarecer que é um procedimento não complexo e rápido quando feito por um profissional capacitado, pronto para resolver e reverter uma situação nociva caso ocorra, como em qualquer cirurgia.

O ambiente seguro, também tem uma importância muito grande para o sucesso da castração, isso quer dizer que esteja à disposição do cirurgião todo aparato necessário caso haja alguma complicação não prevista.

Com a domesticação dos animais muitos passaram exclusivamente a ter a função de animais de companhia não havendo assim interesse em usa-los para fins reprodutivos. Mas os eventos fisiológicos envolvidos continuam ocorrendo gerando incômodos para os proprietários e até mesmo para os próprios animais.

Por exemplo, no caso das fêmeas o sangramento durante o cio, pseudociese popularmente conhecida como gravidez psicológica levando o animal a um estresse desnecessário e até mesmo outras complicações.

Já os machos comportamentos como urinar em todas as partes, agressividade, fuga atrás de fêmeas muito comum em felinos, que geralmente voltam machucados por brigas com outros animais ou por outras situações geradas pela exposição, como atropelamentos.

A castração pode evitar também doenças graves como a Piometra. A piometra é a infecção uterina, muitas vezes passa despercebida pelo proprietário. Quando diagnosticada o tratamento é a retirada do útero mas com o agravante de ser uma a cirurgia considerada de emergência e como o animal já estar debilitado passa a ser uma cirurgia de risco.
Neoplasias (tumores) como de mama e próstata também podem ser evitadas castrando o animal.

Uma situação que pode acontecer é o ganho de peso em animais castrados. Mas existem no mercado rações balanceadas exclusivas para esses animais.

A partir desses fatos podemos entender porque a castração é tão recomendada pelos profissionais médicos veterinários.
Na Arte Vet temos campanhas de castração semanais, além de castrações individuais. Entre em contato conosco.