Nativas da Austrália, as simpáticas calopsitas estão ganhando cada dia mais os nossos corações. Essas aves coloridas, inteligentes e amáveis sabem cantar e são capazes de aprender muitas coisas, como novas brincadeiras e até mesmo algumas músicas.
Mas, como sabemos, existem algumas aves um pouco mais arredias do que outras. Com muito amor e paciência é possível que seus humanos ensinem truques a ela. Tem uma ave desse tipo e gostaria muito de ver sua calopsita cantando? Esse texto é para você. Reunimos aqui boas dicas que você poderá aplicar para ensinar truques e músicas para sua ave.
O que uma calopsita pode aprender?
Muito amáveis, as calopsitas são as companhias perfeitas para crianças e também para aquelas pessoas que adorariam ter um animalzinho como amigo, mas têm uma agenda mais apertada.
Essas aves não incomodam os vizinhos, pois seu assobio é bem discreto, são muito higiênicas e não fazem muita sujeira.
O que alguns papais de calopsitas podem demorar a compreender é que quando vemos uma calopsita falando, por exemplo, esse aprendizado pode ter demorado bastante, afinal esse bichinho aprende as coisas do seu jeito.
Quer muito ouvir o canto de calopsita? Bem, a melhor opção aqui é escolher um filhote macho, porque as fêmeas não costumam cantar. As calopsitas podem começar a aprender truques e músicas a partir dos quatro meses de vida.
Uma calopsita pode aprender muitos truques, como cantar, imitar sua voz, assobiar músicas inteiras, imitar alguns movimentos de seus pais humanos, chamar o nome de algumas pessoas da casa, vir ao encontro dos pais quando chamam por seu nome, ficar no ombro, ficar no braço e fazer companhia para seus tutores.
Como começar a ensinar os truques para minha calopsita?
Quando essa ave chega à sua casa, você não ouvirá o canto da calopsita nos primeiros dias. Ela precisará de um tempo para se acostumar e perceber que aquela é seu novo lar. Aliás, será até normal se nas primeiras semanas com os novos humanos ela ficar quieta, assustada e até um pouco arisca.
Primeiros dias
Antes de começar o treinamento para ver sua calopsita cantando, é preciso ambientá-la à sua casa. Nesses primeiros dias, esteja sempre perto de sua gaiola fechada, sem fazer movimentos bruscos e sempre se aproximando com delicadeza.
Fale baixo com a ave, dê comida sempre pelo lado de fora, permitindo que ela se sinta protegida e segura. Converse sempre com sua calopsita por alguns minutos ao dia e não a deixe sozinha em um cômodo de sua casa. O ideal, nesse período, é deixá-la sempre em lugares com movimento, para que ela se acostume com a sua rotina.
Começando com bastante paciência
Depois das primeiras semanas que sua calopsita já estiver em casa, é hora de interagir com ela com a gaiola aberta, para sentir o pássaro. Uma boa dica nessa hora é ter sempre uma comidinha que a ave goste na mão, e então chamá-la para perto.
Faça um treinamento diário
Para que você veja em pouco tempo sua calopsita falando é importante que o treinamento seja feito todos os dias, por cerca de dez a quinze minutos. Esse é o tempo ideal para as aulas, porque é o maior tempo de memória e concentração destes pássaros.
Imite todos os seus movimentos
Outro truque interessante para quem quer ganhar a confiança do bichinho e ouvir um canto de calopsita é imitar seus movimentos quando chegar perto de sua gaiola.
Por exemplo, quando o pássaro abrir as asas, abra os braços, dê tchau com a mão e ensine-o a bater o pezinho, fazendo o mesmo movimento que o seu, acompanhando o ritmo de uma música. As calopsitas aprendem diversos movimentos de repetição.
Como posso ensinar músicas para a minha calopsita?
Além de ter a chance de ouvir o canto da calopsita, essas aves são ótimas em reproduzir as músicas que escutam em formato de assobios. Algumas conseguem até mesmo repetir o som das vozes que escutam.
Adoraria ensinar músicas para sua calopsita? É muito simples. Basta colocar perto da gaiola do bichinho a música que você gostaria que ela aprendesse e repetir a canção por quinze minutos, todos os dias.
Para não confundir a ave, ensine uma música de cada vez. Quando ela aprender uma nova canção, é hora de ensinar outra. Resista à tentação de ensinar várias músicas ao mesmo tempo, pois ela pode misturar os ritmos.
Fonte : petlove.com.br